top of page

Pense e Enriqueça: Fé é visualizar e acreditar na realização do desejo

  • 18 de mai. de 2023
  • 7 min de leitura

O que é a fé? Ao fazer esta pergunta ao Google, a resposta é "Fé: crença total ou total confiança em alguém ou em alguma coisa. Uma forte crença em Deus ou nas doutrinas de uma religião, baseada em apreensão espiritual em vez de prova."


Quando digito a mesma palavra no Dicio online, ele diz "Crença intensa na existência de algo: fé em Deus. Crença em algo abstrato que, para a pessoa que acredita, se torna verdade. Maneira através da qual são organizadas as crenças religiosas."


Para muitos, a fé está geralmente associada à religião. Para mim, a fé teve essa associação durante muito tempo. Mas será que é mesmo sobre religião ou só sobre ela? E como surge a fé? É possível desenvolver ou ela nasce, ou não nasce, conosco?


Napoleon Hill diz que a fé é um estado de espírito que podemos desenvolver depois que dominamos os 13 princípios descritos em seu livro "Pense e Enriqueça". Segundo ele, a fé é uma emoção, um estado de espírito, através do qual criamos aquilo que ainda não existe na realidade. Ou seja, no contexto do livro, a fé não tem nada a ver com religião. A fé da qual ele está falando, é uma crença pessoal nas infinitas possibilidades existentes no universo e também, a fé incondicional na sua própria capacidade de realizar o que deseja.


Então, como gerar essa fé criativa ou criadora? Napoleon Hill diz que podemos desenvolver este estado mental através de afirmações, ou autossugestão. Mas o que é autossugestão? São instruções ou comandos que damos ao nosso cérebro. Todos nós usamos a autossugestão, mesmo sem perceber. Estamos constantemente reforçando conceitos, ideias e "verdades" em nossa mente. Alguns fazem de forma intencional e outros, de forma automática e desalinhada com os próprios objetivos.


"Somos o que somos por causa das vibrações dos pensamentos que captamos e registramos por meio dos estímulos do nosso ambiente diário."


A finalidade do capítulo três deste livro é nos ensinar que podemos escolher quais mensagens queremos transferir da mente consciente para a mente subconsciente, responsável pela programação automática do comportamento humano. Ou que significa dizer que Napoleon Hill está nos instruindo a programar os nossos "defaults" de forma consciente, diria Daphne Rose Kingma. Ele está nos dando a chance de escolher quais padrões comportamentais queremos desenvolver e quais queremos parar de reforçar.


"Qualquer ideia, plano ou propósito pode ser colocado na mente através da repetição do pensamento. É por isso que você é convidado a escrever uma declaração de seu propósito principal, ou Objetivo Principal Definido, guardá-lo na memória e repeti-lo - em palavras audíveis, dia após dia - até que essas vibrações de som tenham alcançado a sua mente subconsciente."


Através do princípio da autossugestão, você pode desenvolver a fé. Ao escolher o que deseja acreditar e fazer afirmações conscientes, repetindo-as constantemente, está sugerindo para si mesmo que aquilo é possível. Assim, você transforma uma ideia em uma possibilidade. Ao tornar aquela ideia familiar, você, aos poucos, vai se convencendo de que o que deseja é possível. E depois passa a acreditar que é possível para você realizar.



Capítulo 3 do Livro "Pense e Enriqueça".
Como desenvolver a fé, a autoconfiança e o sucesso que deseja é a proposta do capítulo 3 do livro "Pense e Enriqueça", do Napoleon Hill.


Segundo o autor, a autossugestão é o único método conhecido para desenvolver voluntariamente a emoção da fé. E ele cita como exemplo, o crime: "quando as pessoas entram em contato com o crime pela primeira vez, elas o abominam. Se permanecerem em contato com ele por um tempo, elas se acostumam a ele e o suportam. Se permanecerem em contato com ele por mais tempo, finalmente abraçam-no e tornam-se influenciadas por ele."


O que ele está sugerindo, é o equivalente a dizer que qualquer impulso de pensamento transmitido repetidamente é aceito como verdade pela mente subconsciente e posto em prática. "Todos os pensamentos que foram temperados com emoção (adicionado sentimento) e misturados com fé, começam imediatamente a se traduzir em seu equivalente físico ou contraparte. A emoção, ou a parte sentimental dos pensamentos, são os fatores que dão aos pensamentos vitalidade, vida e ação."


É importante notar que, não apenas os pensamentos misturados com a fé, mas todos os que forem misturados com quaisquer emoções, sejam elas positivas ou negativas, podem atingir e influenciar a sua mente.


"A partir desta afirmação, você entenderá que a mente subconsciente traduzirá um impulso de pensamento de natureza negativa ou destrutiva em seu equivalente físico, tão prontamente, quanto agirá sobre impulsos de pensamento de natureza positiva ou construtiva. Os pensamentos que se misturam com qualquer um dos sentimentos ou emoções constituem uma força 'magnética' que atrai, da vibração do éter, outros pensamentos semelhantes ou relacionados. Um pensamento assim "magnetizado" pela emoção pode ser comparado a uma semente que, plantada em solo fértil, germina, cresce e se multiplica continuamente, até que aquela pequena semente se transforme em incontáveis milhões de sementes da mesma linha."


Tenha fé em si mesmo! Acredite que você pode criar o que deseja viver e também tenha fé no poder infinito universal, nos aconselha Napoleon Hill. E ele acrescenta várias definições de fé para nos ajudar a entender essa emoção, tão importante para a construção de qualquer projeto.


"A fé é o 'elixir eterno' que dá vida, poder e ação ao impulso do pensamento; é o ponto de partida de toda acumulação de riquezas; é a base de todos os 'milagres' e mistérios que não podem ser analisados pelas regras da ciência; é o único antídoto conhecido para o fracasso; é o elemento, a 'química', que, se misturada com a oração, permite a comunicação direta com a Inteligência Infinita; é o elemento que transforma a vibração comum do pensamento, criada pela mente finita do homem, no equivalente físico; é o único meio pelo qual a força cósmica da Inteligência Infinita pode ser controlada e utilizada."


Segundo Mahatma Gandhi, ter fé é muito importante porque não estamos equipados para ver a verdade através dos instrumentos físicos que possuímos. “Não podemos ver face a face a Verdade que é eterna, através deste corpo efêmero. É por isso que, em último caso, deve-se depender da fé."


"É um fato bem conhecido que a pessoa chega, finalmente, a acreditar em tudo o que repete para si mesma, seja a afirmação verdadeira ou falsa. Se a pessoa repetir uma mentira constantemente, a mentira acabará por ser aceita como verdade... Cada um de nós é o que é por causa dos pensamentos dominantes que permitimos ocupar nossas mentes... Essas forças dirigem e controlam todos os nossos movimentos, atos e ações."


A Fórmula da Autoconfiança


"Se você encher a sua mente com medo, dúvida e descrença em sua capacidade de se conectar e usar as forças da Inteligência Infinita Universal, a lei da autossugestão pegará esse espírito de descrença e usará como um padrão que a sua mente subconsciente traduzirá como verdade… Assim como os ventos levam um navio para o leste e o outro para o oeste, a lei da autossugestão o erguerá ou derrubará, de acordo com a maneira como você iça as velas do pensamento."


Em 1937, quando escreveu este livro, o autor já dizia que as palavras de ordem para o futuro seriam a felicidade e o contentamento humano. E que, quando esse estado de espírito fosse alcançado, a produção cuidaria de si mesma com mais eficácia do que qualquer outra coisa já realizada. Ele estava prevendo que, quase cem anos depois, estaríamos focados na busca pelo propósito de vida. Que a ordem atual das coisas é buscar por uma atividade que amamos e que, ao mesmo tempo, nos dê liberdade financeira.


Tanto naquela época, como no momento presente, muitos não atingiram seus objetivos porque lhes falta auto confiança. E para resolver o problema, ele criou uma fórmula para trabalhar o autodesenvolvimento e tornar este ponto fraco em uma força pessoal.


Finalizo o resumo deste capítulo com a fórmula para desenvolver a autoconfiança, ou a confiança pessoal, a confiança no seu potencial de criação e realização dos seus desejos. Esta é a fórmula que o Napoleon Hill aprendeu e ensinou para os seus clientes de coaching, mas não é a única existente. Como diz Jim Rohn, sejamos estudantes ao invés de seguidores. Explore todas as outras e crie aquela que funciona para você!


1º Sei que tenho as habilidades necessárias para realizar os meus objetivos e exijo de mim mesmo ação persistente, agressiva e contínua para realizá-los.


2º Compreendo que meus pensamentos dominantes vão se reproduzir na forma física e, pouco a pouco, se transformar em realidade; por isso, diariamente, escolho concentrar a minha mente durante trinta minutos, e pensar no tipo de pessoa que quero ser, criando uma imagem mental que será transformado em realidade, por meio de ação.


3º Sei que através da auto-sugestão qualquer desejo persistente nos meus pensamentos encontrará, no momento adequado, expressão, através de meio prático para realização; assim, escolho dedicar dez minutos diariamente, a exigir de mim mesmo o desenvolvimento das habilidades citadas nas 16 lições deste curso sobre a Lei do Triunfo.


4º Escrevi com clareza o meu objetivo de vida para os próximos XX anos. Estabeleci o que vou dar em troca do meu desejo realizado e um valor que quero receber por meio de trabalho eficiente e satisfatório, que prestarei antecipadamente.


5º Entendo que nenhuma riqueza ou posição será duradoura, a menos que seja construída com verdade e justiça, por isso, não tomarei parte em nenhuma transação que não beneficie a todos os envolvidos. Vencerei, atraindo as forças que desejo empregar e também a cooperação de outras pessoas. Vou inspirar outras pessoas a colaborar comigo, servindo-as primeiro. Eliminarei o ódio, a inveja, o ciúme, o egoísmo e o cinismo, desenvolvendo o amor por toda a humanidade, pois sei que uma atitude negativa não me trará êxito. As pessoas acreditarão em mim, porque acredito nelas e em mim mesmo.


6º Assino esta fórmula, decoro o seu conteúdo e recito-a em voz alta, uma vez por dia, com fé plena de que ela influenciará a minha vida de maneira a me tornar uma pessoa eficiente e feliz, através do meu propósito.



Se você gostou deste resumo, te convido a curtir, comentar e compartilhar. Juntos podemos ajudar outras pessoas a explorar e desenvolver seu potencial pessoal. Eu acredito que cada um de nós tem um potencial imenso dentro de si e estamos todos em busca do conhecimento necessário para dar luz às nossas criações individuais.


Te vejo no próximo resumo!



Comments


  • Twitter

© 2023 by The Book Lover. Proudly created with Wix.com

bottom of page