top of page

Refletindo sobre a vida com Mahatma Gandhi

  • 12 de abr. de 2023
  • 3 min de leitura

"Fazer votos não é sinal de fraqueza, mas de força. Fazer a qualquer custo, algo que se deve fazer, constitui num voto. Torna-se a construção da força. Um homem que diz que vai fazer algo "na medida do possível", trai o seu orgulho ou a sua fraqueza. Tenho notado na minha experiência pessoal, assim como na de outras pessoas, que a limitação 'na medida do possível' significa sucumbir à primeira tentação. Não faz sentido dizer que alguém respeitaria a verdade 'tanto quanto possível'. Assim como nenhum empresário olhará para uma promissória em que um homem promete pagar uma certa quantia, em uma certa data, 'tanto quanto possível', Deus também se recusará a aceitar uma nota promissória emitida por um homem, que observará a verdade até onde for possível."



ree

Imagem: History and Biography


Fazer um voto, juramento, promessa ou compromisso, diz Mahatma Gandhi, não é sinal de fraqueza. Muito pelo contrário, dar a nossa palavra é sinal de força e revigora a força do ser que existe em nós. Mas observe que não é o ato de comprometer-se que nos fortalece e sim, o ato de cumprir o prometido. É o fato de viver em integridade, no sentido de viver por inteiro, que agrega força ao ser.


Fazer uma promessa é muito fácil. Basta verbalizar o pensamento e pronto, está feito. Cumprir esse compromisso firmado, no entanto, são outros quinhentos. E é aí que reside a oportunidade de adicionar força positiva à nossa essência humana. É no cumprimento da nossa palavra que mora a oportunidade de criar a vida que sonhamos viver, de ter a saúde que desejamos, de escrever o livro que se constrói em nós, de tocar outras vidas com o nosso exemplo.


E não é apenas cumprir aquilo que dizemos aos outros, ou a promessa que fazemos aos santos ou a Deus, mas também, e principalmente, cumprir a palavra conosco mesmos: acordar cedo e fazer exercícios físicos, seguir a dieta que o seu corpo e saúde demandam, ler aquele livro, cujo título está na sua mente há algum tempo, iniciar aquele trabalho voluntariado que a voz interna te diz para fazer, deixar de participar daquelas conversas que sente que não te beneficiam. Para viver em integridade, precisamos cuidar do todo, ensina Martha Back, em seu livro "The Way of Integrity".


Quando damos o melhor para cumprir as nossas promessas, estamos construindo a nossa força porque o resultado surge em forma de autoestima elevada, autoconfiança, segurança pessoal - passamos a confiar mais em nós e na vida. Aprendemos a confiar em nós mesmos porque sabemos que estamos atentos aquilo que investimos a nossa energia, as nossas palavras e ações. E confiamos mais na vida porque construímos o merecimento. O sucesso pessoal e profissional vem desse alinhamento interno que fazemos, e que reflete externamente.


Somente se comprometer com aquilo que sabemos que queremos e vamos cumprir, deixa espaço mental e energia livres para realizar as ações que precisamos executar. Quando desperdiçamos energia e tempo com palavras que não temos a intenção de cumprir, acumulamos culpa, insatisfação e negatividade no background da nossa mente. Essas coisas minam a construção da pessoa que sabemos que podemos e desejamos nos tornar.


Napoleon Hill e Jim Rohn falam sobre a importância de tomar decisões claras nesse sentido, de firmar um compromisso sério consigo mesmo e agir na realização desse compromisso.


Cada disciplina, na sua individualidade, afeta as outras e, todas elas, afetam todas as outras. Da mesma forma, uma negligência afeta todas as disciplinas. Uma palavra não cumprida afeta a autoestima, a autoconfiança, a confiança que os outros depositaram em você e assim por diante. A chave para o sucesso, é parar de negligenciar-se. No fim, é sempre a nós mesmos que negligenciamos quando não agimos com integridade. Estamos o tempo todo expressando quem, e como, somos e não atraímos da vida o que queremos, atraímos aquilo que somos.


Se queremos algo diferente, temos que mudar a nossa atitude, as nossas escolhas, a nossa forma de encarar a vida. É desperdício de energia e de tempo ficar em cima do muro. Decida e vá em frente. Ninguém está te obrigando a fazer "Isto ou Aquilo", como diz Cecília Meirelles. A decisão é sua. Mas quando você diz que vai fazer, faça!


Devemos investir energia e tempo para restaurar a integridade, quando esta estiver distorcida, para nos tornar, de forma completa, quem verdadeiramente somos; e trabalhar em conhecer a nós mesmos para realizar aquilo que sentimos, e sabemos, que devemos fazer.




Minha reflexão faz sentido pra voce? Adiciona valor a sua vida saber sobre integridade, poder da palavra e como esses assuntos afetam a construção da sua vida?


Se gostou, comente, compartilhe ou deixe um comentário. Adoraria me conectar e bater papo sobre a vida.



Comentarios


  • Twitter

© 2023 by The Book Lover. Proudly created with Wix.com

bottom of page