Um convite à reflexão
- 10 de jul. de 2019
- 2 min de leitura
Esta semana iniciei a leitura de um livro que vale a pena compartilhar. É um livro pequeno que traz as grandes lições de vida de um professor americano nos seus 77 anos de idade.
Se você conhece a história de Morrie Schwartz, sabe de quais lições estou falando. Se não conhece, te incentivo a procurá-lo.
Diagnosticado com ALS (Amyotropic lateral sclerosis) ou Lou Gehrig's desiase em 1994, Morrie Schwartz faleceu no ano seguinte. Durante esse período, entre a descoberta da doença fatal e a sua morte trabalhou por si e por todos nós ao escrever o livro "Letting Go, Morrie's Reflections on Living While Dying" (a tradução em português tem o título "Amar e Viver") . Ele também deu entrevistas falando sobre a sua experiência de viver enquanto morria. Tanto o livro, quanto as entrevistas que estão no YouTube (em inglês), valem muito a pena.
Provavelmente, cada um de nós tenha diferentes visões e entendimentos ao refletir sobre esses ensinamentos. A compreensão e absorção serão limitadas apenas pelo nível de consciência que temos ao tomar conhecimento da sabedoria contida em cada reflexão feita pelo autor.
Compartilho com vocês algumas das que fazem sentido na fase de consciência que estou vivendo. Mais para a frente, pretendo retomá-las e explorar seus significados nas minhas experiências pessoais.

"Aceite a si mesmo, a sua condição física e o seu destino exatamente como são no momento."
"Espere que algumas coisas serão inacessíveis, inatingíveis e inalcanáveis. Quando isso acontecer, não fique tão frustrado ou bravo. E se ficar, que seja por pouco tempo."
"Espere por situações estressantes durante o processo de evolução da doença. Crie uma forma de lidar com as suas emoções para quando isso acontecer."
"Quando estiver muito frustrado ou bravo, expresse esses sentimentos. Você não tem que ser agradável o tempo todo - só a maior parte do tempo."
"Chore e viva o luto por você mesmo, não apenas uma ou duas vezes, mas de novo e de novo. Luto é uma ótima forma de catarse, conforto e de se manter em compostura."
"Peça ajuda de familiares e amigos para que te lembrem quando você estiver deprimido,
Comments