A vida é como um quebra-cabeça
- 20 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
A vida pode ser comparada a um quebra-cabeça composto por diversas peças, que, quando unidas no lugar correto, formam uma imagem perfeita da nossa trajetória. Existem diferentes tipos de quebra-cabeças, com diferentes números de peças, assim como as pessoas vivem vidas que são únicas e diferentes entre si - cada ser humano tem sua própria história. Alguns quebra-cabeças são mais desafiadores que outros e quanto mais peças possuem, mais tempo levamos para montá-los.
Isso tudo, no entanto, depende de quem está montando, da vontade de jogar, do tempo investido e da experiência em encaixar as peças. O mesmo vale para a vida, que apresenta desafios únicos: a vontade é a curiosidade e o interesse em se conhecer e aprender sobre tudo o que a vida oferece; e a experiência vem das tentativas e erros, da auto análise, dos desafios já enfrentados e superados, da persistência e da vontade de aprender e melhorar.

Imagem: Itsy
Para montar o quebra-cabeça, minha primeira estratégia é separar as peças por formato, colocando todas as peças de recorte similares juntas, pois assim fica fácil começar pelas bordas. Essa estratégia funciona quando o quebra-cabeça é quadrado ou retangular. Se tiver formato diferente, não possuindo linhas retas, a estratégia precisa ser ajustada. Eu também posso separá-las por cor e design.
Depois de cuidadosamente separadas, eu pego peça por peça para analisar formato e cor, na tentativa de descobrir onde é o seu encaixe perfeito. Uma vez que encaixo no lugar correto, cada peça contribui para formar uma imagem final única.
Analisando a vida com essa analogia, cada experiência representa uma peça do jogo. Ao analisar cada experiência que vivemos, dedicando à ela o esforço e o tempo adequados, em algum momento descobrimos o seu lugar em nossa história. Aquelas experiências mais complicadas e desafiadoras, se deixadas de lado por um tempo, no momento certo, através do encaixe de outras peças, terão seu lugar naturalmente revelado.
Assim como no quebra-cabeça, na vida, cada experiência exige uma análise detalhada, aceitação completa e espaço para integração total em nós e na nossa história. Nossa arte final, ou história, só fará sentido se encaixarmos todas as peças no lugar correto. E é só depois de muito tempo investido que a imagem vai, pouco a pouco, se revelando, e o resultado mostra uma ilustração harmoniosa.
Conte-me sobre a sua experiência com esse quebra-cabeça da vida. Ele está te desafiando? Eu confesso que o meu está mais para um formato retangular, pois não tem sido muito difícil encaixar as peças depois que dedico tempo para viver complementa o que se apresenta e analisar os detalhes.
Se gostou do texto, curta, comente e compartilhe com alguém que pode ter insights sobre os desafios que está vivendo.
Bom final de semana!
Comments